CONÍMBRIGA & RABAÇAL

Na véspera, tinha chovido a potes! … Mas o dia de Sábado raiou sereno e com o tempo a melhorar à medida do avanço das horas, de tranquilo a solarengo.

Um grupo próximo das três dezenas disse “sim” ao programa delineado para a data, envolvendo as ruínas da “civitas” Conímbriga e, já de tarde, o sítio arqueológico da “Villa” de Rabaçal.

Excelente o autocarro, sabiamente conduzido pelo motorista Leal e chegámos à Estação Arqueológica de Conímbriga poucos minutos antes da hora da abertura. E foi fascinante percorrer toda aquela área e admirar cada um dos seus aspetos e vestígios com o privilégio das detalhadas explicações do guia, Dr. Filipe Antunes. A manhã em Conímbriga rematou com visita ao seu Museu Monográfico.

Dirimo-nos por fim rumo a Rabaçal para o almoço no restaurante “O Bonito” (ou seria “Restaurante Ruínas”?!). E … que almoço!!!

Saboreado o dito, prosseguiu-se para o Museu da Villa Romana, aqui aguardados pela Drª, Sónia, arqueóloga. Claro que se visitou e admirou o Museu com vídeo e sábias explicações da nossa anfitriã. E, feita a visita, fomos até à Villa propriamente dita observar o belo mosaico protegido por areia.

Dali prosseguimos com visita a uma notável fábrica dos famosos queijos de Rabaçal, onde nos aguardava uma incontornável prova e, claro, foi depois possível cada um se aprovisionar de queijos diversos, segundo o gosto de cada qual.

Não teve história o regresso, suave e a horas corretas de chegada ao destino, todos reconhecendo que puderam beneficiar de um dia instrutivo, rico de conteúdo e em ambiente inteiramente são.

 

Artur L. Cardoso

14 de outubro de 2023