O ALTO MINHO CONQUISTOU-NOS!

 No aproveitamento de dia feriado seguido a fim-de-semana fomos reconhecer alguns dos mais significativos aspetos de interesse do Alto Minho, uma região verdadeiramente linda do nosso País. Em autocarro inteiramente confortável e conduzido pelas mãos seguras e gentis do motorista Sérgio Leal, um grupo da ordem dos 25 “Amigos de Gaia” partiu a 24 em direção a Viana do Castelo, belíssima cidade que, à vontade de cada um, foi admirada após visita à basílica de Santa Luzia (Santuário do Sagrado Coração de Jesus) e a contemplação dos formidáveis panoramas que do Monte se podem desfrutar quer sobre a cidade, quer sobre o estuário do Lima. (fotos 1 e 2).

Após o almoço, seguimos em direção a Valença, que se viu … de passagem, certo que o objetivo era admirar a famosa e altaneira Torre de Lamela, o que “sobreviveu” do antigo castelo local após o seu desmantelamento em tempos de D. João V. Os mais corajosos e resistentes subiram-na toda e … se é alta! Mas valia a pena (fotos 3, 4 e 5)

Pouco mais tarde atingimos Monção que foi percorrida, a caminho do Hotel das Termos, a pé, seguindo o desenvolvimento das muralhas da fortaleza abaluartada. Uma sucessão de maravilhas paisagísticas!

O dia terminou com jantar e instalação no Hotel e de bom grado.

Atingido o dia 25, e após o pequeno-almoço, todos foram de volta ao centro histórico para visitas guiadas quer ao Museu “Monção & Memórias” (de muito recente abertura), quer ao Museu do “Alvarinho”, aqui com degustações do vinho desta denominação. Foram, inequivocamente, duas bem agradáveis revelações (fotos 6 e 7).

Após almoço ainda em Monção, rumámos para Vila Nova de Cerveira, uma localidade admirável na beleza do seu centro no qual, além de percorrido, foi possível encontrar um comércio especializado muito de … rever (8,9 e 10)

 

E, com breve paragem “técnica” de novo em Viana do Castelo, voltámos … a casa, todos reconhecendo que se tinha vivido uma jornada cultural de relevante interesse, grande tranquilidade e na qual até o tempo atmosférico ajudou.

 

Artur Lopes Cardoso

Salvador Almeida

24 e 25 de Abril