Notícias

Digressão Cultural a Mafra

Porventura terá sido este programa um dos mais ecléticos de tantos e tantos que já foram delineados para os nossos Associados. Tivemos para ele um belíssimo fim-de-semana, do ponto de vista climático e, condicionados pela pandemia embora, tivemos a adesão máxima consentida. Um autocarro bem cómodo, sob a condução segura e solícita do Sr. Leal, levou-nos até à bela vila … Leia mais »

As Nossas Assembleias Gerais

Com significativa afluência de nossos Associados, realizaram-se na tarde do dia assinalado duas reuniões da nossa Assembleia Geral, a primeira de carácter ordinário e para apresentação e votação do Relatório das Atividades e das Contas referentes ao exercício de 2020, e a segunda extraordinária e dedicada à apreciação e votação de proposta de atribuição da dignidade de Sócio Honorário ao … Leia mais »

Conferência Homenagem 250 anos nascimento de Ludwig Van Beethoven

No dia 29 de maio levamos a efeito uma conferência de homenagem nos 250 anos do nascimento do imortal Ludwig Van Beethoven, realizada no auditório do Arquivo Municipal “Sophia de Mello Breyner”. Foi conferencista o nosso associado Dr. Francisco Diogo Faria de Macedo que fez a evocação deste extraordinário compositor, falou-nos do seu legado musical (as principais) – 32 sonatas … Leia mais »

Visita guiada ao Palácio da Bolsa (Porto)

Após o prolongado “jejum” de programações presenciais devido à “covid-19”, foi com alegria que reatámos o habitual ritmo, vivo, de actividades, o que foi feito com a revisitação ao emblemático Palácio da Bolsa, ali na Praça do Infante. Passou da trintena o grupo de Associados que acedeu ao convite, ainda assim com a nota peculiar de cada um ter de … Leia mais »

Atribuição de Medalha de Mérito Cultural

Numa época tão atribulada, com tantas dificuldades, recebemos, mesmo a acabar o ano, a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pela União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso. Foi uma distinção que muito nos sensibilizou e constitui um tónico para continuarmos o trabalho da valorização, defesa e divulgação do património arquitetónico, artístico e cultural de Vila Nova de Gaia. … Leia mais »

Visita à Igreja Paroquial de Avintes

Um conjunto assinalável de Associados disse presente a mais uma excelente jornada cultural com o Professor José M. Tedim. A visita à Igreja deu a oportunidade de conhecermos mais um templo de Vila Nova de Gaia, cuja construção foi iniciada em 1776. A fachada principal é da Igreja inicial dum barroco rural. Tem bonitos retábulos, todos do século XVIII e … Leia mais »

Visita Cultural a Campo Maior, Elvas e Olivença

Um ano após a preparação desta digressão cultural, num magnífico fim-de-semana de Setembro, 20 corajosos associados, tomando todas as precauções sanitárias, mas ávidas de retomar as inigualáveis visitas culturais, rumamos ao Alentejo, fugindo à tempestade Odete que originou muita chuva no norte de Portugal e na nossa cidade de Vila Nova de Gaia. Saímos às 7h00, com o propósito de … Leia mais »

Assembleia Geral Ordinária

De acordo com o disposto nos Artºs  11º-A-b) e 13º dos Estatutos, realizou-se a Assembleia Geral Ordinária no  dia 27 de Junho, nas instalações dos nossos Serviços – Avenida da República, 872 – 7º, Sala 7.4, Vila Nova de Gaia. Teve a seguinte Ordem e Trabalhos: (i) – Leitura e votação da Ata da última Assembleia Geral – aprovada por … Leia mais »

Entrudo – Podence

Estavamos todos muito entusiasmados ao partir, no dia 25 de fevereiro, rumo a Podence para conhecer “in loco” o seu famoso Carnaval.  Os endiabrados Caretos, ex-libris de uma tradição milenar, cuja origem se perde no tempo, representam imagens diabólicas e misteriosas, que todos os anos saem à rua nas festividades carnavalescas.                    … Leia mais »

Visita à cidade da Maia

Foi com um grupo bastante interessado de Associados que rumamos à vizinha cidade da Maia, que a maior parte de nós apenas conheciam de passagem. Ficamos agradavelmente surpreendidos! A Maia é hoje uma cidade desenvolvida e moderna, mas que não perdeu as suas tradições e não esqueceu a sua História de séculos, onde a área urbana, oferece vários espaços de … Leia mais »

Almoço de Natal

No dia 7 de Dezembro, um bonito Sábado de Outono, realizamos o habitual almoço de Natal no restaurante Quinta da Boucinha que se destaca pelo seu amplo espaço, elegância do ambiente e qualidade da sua ementa. Foi uma confraternização muito agradável e teve a presença de cinco dezenas de associados.   Como já vem sendo habitual, pois já o fazemos … Leia mais »

Visita à Igreja Paroquial de Vilar do Andorinho

Numa magnífica tarde de Outono, visitamos a Igreja Paroquial de Vilar de Andorinho em que estiveram presentes cerca de 20 associados e duas dezenas de jovens do curso de Turismo da Escola Secundária de Canelas acompanhadas pelo seu Professor e nosso Diretor Dr. José Silva. O nosso palestrante foi o Professor Doutor José Manuel Tedim, ilustre historiador de arte e … Leia mais »

Museu Romântico da Quinta da Macieirinha

Correspondendo ao convite da ACAG, um grupo de quatro dezenas de associados deslocou-se à Quinta da Macieirinha para uma visita ao Museu Romântico instalado numa antiga casa de campo construída em meados do século XVIII. Esta visita foi acompanhada pela nossa diretora, Doutora Isilda Monteio. Espaço museológico que recria ambientes e interiores de uma habitação abastada do século XIX, abordando … Leia mais »

Serra do Gerês – Visita ao Santuário de São Bento da Porta Aberta e ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia

Num bonito dia de outono trinta associados aderiram à visita ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta que é considerado o segundo maior santuário português e atrai anualmente centenas de milhares de peregrinos. Depois de Fátima, lidera as estatísticas, mesmo não gozando de uma situação geográfica favorável, nem ser beneficiado por grandes vias de comunicação. Plantado no coração do … Leia mais »

Jardim Botânico & Museu da Biodiversidade

Porventura ter-se-á ficado a dever à circunstância de aquela manhã se apresentar como um tanto chuvosa o facto de apenas onze terem participado na visita guiada a esta excelente e bela estrutura científica do Porto. Quem não foi a esta visita guiada não sabe quanto perdeu…  A visita distribuiu-se por duas partes e ocupou toda manhã: a primeira decorreu nos … Leia mais »

Visita a Montalegre

Em resposta ao desafio lançado há algum tempo atrás, lá saímos, com um grupo de 47 Associados a caminho de Montalegre. O programa era sugestivo: Montalegre, Boticas, “vinho dos mortos”, Centro de Artes Nadir Afonso”, mas a atração principal era mesmo a “Festa das Bruxas”. Nesta terra celebram-se os bruxedos e os azares de forma tão divertida que se transformou … Leia mais »

Cerimónias para Assinalar o Arranque das Obras de Recuperação e Remodelação da Casa-oficina I Oliveira Ferreira

A tarde deste dia de Sábado fica na memória histórica da nossa Organização. Ela representa, com efeito, o início da concretização dos objetivos de uma luta tenaz com a duração de mais de duas décadas, a luta para se conseguir recuperar e remodelar o emblemático edifício mandado construir, de raiz, pelos irmãos Escultor José e Arquiteto Francisco Oliveira Ferreira para … Leia mais »

Digressão Cultural em Arganil e Piódão “Rota do Xisto”

O dia veio de temperatura muito agradável o que proporcionou ao grupo de quase quatro dezenas de aderentes uma jornada, se bem que longa, nada fatigante. Rumámos em confortável autocarro dirigido pela mão segura do Sr. António para o interior da Beira Alta e fizemos um primeiro “alto” na bonita vila de Côja numa aproximação à Serra do Açor. Depois … Leia mais »

Flandres – A Grande guerra 1914-1918 e os locais de memória.

Foi este o motivo que nos levou à Flandres, mas que foi largamente ultrapassado perante o que vimos e vivemos. Éramos um grupo muito bem disposto e divertido, cheio de vontade de conhecer uma região riquíssima em termos paisagísticos e de património cultural. Começámos na mata de Compiègne, local carregado de simbologia. Visitámos o museu e pudemos ver uma recriação … Leia mais »

Visita à Póvoa de Lanhoso

Foi uma excelente jornada cultural aquela que efetuamos no mês de maio à Póvoa de Lanhoso, terra conhecida pela arte da filigrana, com um grupo de associados, não muito numeroso, mas muito interessado, simpático e colaborante. Rodeada por um aprazível e bem conservado património natural e sempre acompanhados por técnicos responsáveis do Turismo, tivemos oportunidade de visitar, em primeiro lugar, … Leia mais »

“No Centenário da Pneumónica”

Foi uma maneira diferente de realizarmos uma conferência: fizemo-la no âmbito de um jantar-buffet e, neste caso, no “El Corte Inglès”. A motivação deste programa foi a evocação do que foi a pandemia que ficou conhecida por “pneumónica” e que, iam decorrido cerca de cem anos, se abatera sobre o nosso País e grassara pela Europa no seu todo, provocando … Leia mais »

Visitas (2) Guiadas “CASA DO INFANTE” Museu Municipal do Vinho do Porto

Foi um fresco Sábado, que nos foi destinado e para cumprimento de um programa cultural duplo: de manhã, na “Casa do Infante” e, depois de almoço livre ao critério de cada um, ali bem perto, na Rua da Reboleira, o novo Museu Municipal do Douro, aberto ao público de muito fresca data (pouco mais de um mês ia decorrido!). Passou … Leia mais »

Visita a Gondomar – Terra da filigrana

A visita começou pela Casa Branca de Gramido, em Valbom, local onde foi assinada a Convenção de Gramido, no dia 29 de junho de 1847, que pôs fim à revolta da Maria da Fonte. Nesta casa pudemos apreciar, além da exposição permanente de objetos ligados à tradicional arte da filigrana e ourivesaria, todo o trabalho de um artesão ou “filigraneiro” … Leia mais »

Comemoração do “Dia da Poesia” – Agrupamento Escolas de Canelas

Os cursos Profissionais de Técnico de Turismo e de Restaurante/Bar organizaram um encontro no dia 28 de março, comemorativo do Dia da Poesia com a participação da Associação Cultural Amigos de Gaia e da Academia Sénior de Gaia.   Foi uma excelente iniciativa cultural, sensibilizando a comunidade escolar e a sociedade em geral, representada por duas Associações Culturais, para a … Leia mais »

Assembleia Geral Ordinária

No dia 16 de Março realizou-se a Assembleia Geral Ordinária, onde foi aprovado o Relatório de Atividades e as Contas referentes ao exercício de 2018. Nos 30 minutos destinados ao tratamento de outros assuntos de interesse da Associação, foi todo o tempo gasto na explicação aos associados presentes, o ponto de situação referente à obra de Recuperação da Casa Atelier … Leia mais »

Passeio a Águeda e à Pateira de Fermentelos

A 23 de Fevereiro, num dia primaveril, um grupo de cerca de 30 Associados aderiram a mais uma viajem cultural que teve a sua primeira paragem no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, fundado em 1981 e está situado na segunda estação do ramal de Sernada a Aveiro. Um espólio magnífico e muito bem explicado por uma jovem guia muito … Leia mais »

Conferência: contributo do movimento associativo para o desenvolvimento cultural de Vila Nova de Gaia e da sua história

No âmbito das comemorações dos 85 anos da Biblioteca Municipal, realizou-se no dia 22 de Fevereiro a conferência referenciada em epígrafe, onde estiveram presentes, como moderador o Dr. Paulo Rodrigues, representando a Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, Eng.º Salvador Almeida, representando a Associação Cultural Amigos de Gaia, Sr. Fernando Correia, representando o Clube de Colecionadores de Vila … Leia mais »

Visita Guiada ao Museu da 1ª Demarcação

A Real Companhia Velha (a majestática Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro) abrira, havia não muitos meses, este novo espaço museológico em antigos armazéns seus situados logo no início da “Calçada das Freiras”, ou seja muito próximo do “Cais de Gaia”. Quase ninguém o conhecia ainda e, portanto, fomos vê-lo, o que aconteceu durante a tarde do … Leia mais »

Nos 500 anos do Foral de Dom Manuel I

A Associação Cultural Amigos de Gaia não podia deixar em claro data tão importante e para tal promoveu uma conferência, tendo como oradora a Doutora Cristina Pimenta, ilustre investigadora da Universidade do Porto. Foi uma oportunidade para todos os que aderiram aumentarem os seus conhecimentos, perceberem o que representavam os Forais, a importância da reforma manuelina e o que representou … Leia mais »

Almoço de Natal

Num dia de Outono a cheirar a Primavera quatro dezenas de associados aderiram à iniciativa. Mantendo uma tradição com mais de três dezenas de anos, foi evidente a confraternização, com espirito de Natal acompanhada com uma excelente refeição. Homenageamos os associados que perfizeram 25 anos de fidelidade à sua Associação Cultural entregando-lhes um alfinete alusivo à nossa ACAG e ao … Leia mais »

Nos 100 Anos do Armistício de Compiègne na Grande Guerra

À cunha! Foi de facto literalmente assim que aconteceu naquela tarde de véspera do “verão de S. Martinho” no Auditório do Arquivo Municipal: lotação esgotada. Tratou-se de  uma notável conferência evocativa do que foi a intervenção de Portugal no conflito mundial de 1914-18, que esteve a cargo da Srª. Doutora Isilda Monteiro, Directora da nossa Organização e muito distinta docente … Leia mais »

Visita à Igreja São Pedro de Vilar do Paraíso

Numa magnífica tarde de Outono, visitamos a Igreja de São Pedro de Vilar do Paraíso em que estiveram presentes cerca de 40 associados. O nosso palestrante foi o Prof. Doutor José Manuel Tedim  Esta igreja tem uma nave única. Destaca-se a capela-mor, século XVI (1515),  manuelina, ogiva no teto e imagem de «São Pedro onde estão enterrados os seus donatários: os Camelos, … Leia mais »

Visita à obra do Arquiteto Francisco Oliveira Ferreira em Vila Nova de Gaia terminando na Casa-Oficia em Miramar, acompanhada pelo Dr. Manuel Ferreira da Silva

Esta foi a segunda parte desta causa. Desenvolveu-se na área do concelho de Vila Nova de Gaia, sobretudo centrada na zona de Arcozelo e teve a preciosa colaboração do Dr. Manuel Ferreira da Silva. Um razoável grupo de Associados teve ensejo de, a partir do meio da tarde, se dirigir ao edifício da “Heliantia”, idealizado por Francisco de Oliveira Ferreira, … Leia mais »

Visita à obra do Arquitecto Francisco Oliveira Ferreira, acompanhada pela Arquiteta Ana Maria Pinto

-Numa magnífica manhã de Julho cerca de três dezenas de associados compareceram junto ao renovado Edifício da Brasileira para iniciarmos o circuito por obras emblemáticas do Arquiteto Francisco Oliveira Ferreira e do seu irmão Escultor José Oliveira Ferreira. Começamos pelo Edifício da Brasileira, seguimos para a rua Santo  António para admirar a frontaria da ourivesaria Cunha e descemos para a … Leia mais »

Convívio de São João

É uma tradição da Associação Cultural Amigos de Gaia ter entre os seus associados um convívio na semana do São João.  Assim aconteceu a 16 de Junho, aconteceu um jantar convívio tendo como cenário o rio Douro. As sardinhas e o acompanhamento estavam excelentes, mas valeu pelo convívio. Feliz São João. Salvador Almeida 16.Junho.2018 Leia mais »

Concerto da Primavera e Visita ao Cantinho das Aromáticas

Numa manhã tranquila, por entre canteiros de plantas multicolores que exalavam aromas que nos deliciaram, visitamos o Cantinho das Aromáticas em Canidelo. Daí seguimos para o Seminário da Boa Nova que nos acolheu para o almoço que nos prepararam com o habitual carinho. Após a refeição dirigimo-nos para a Academia de Música de Vilar do Paraíso onde assistimos à audição … Leia mais »

Visita Cultural a Malta

Tudo começou no dia 30 de maio com um grupo de 24 pessoas, bem dispostas e animadas, que iniciaram mais uma visita cultural, desta vez a Malta. Malta é sem dúvida um destino inspirador, cheio de história e por onde passaram civilizações que marcaram presença no mundo. Esta mistura de etnias e riqueza cultural, aliadas às belezas naturais, fazem deste … Leia mais »

Visita Cultural a Alenquer

A 28 de Abril uma pequena embaixada da Associação Cultural Amigos de Gaia, 27 associada, aceitou ir Viver Alenquer, um mundo a descobrir às portas de Lisboa. O programa era aliciante. O ponto de encontro era no recém-inaugurado Museu de Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, antiga Igreja da Várzea, dedicado à vida e obra de Damião de … Leia mais »

Exposição Comemorativa do Naufrágio do REIJIN

Tudo aconteceu há 30 anos. Na praia da Madalena a 26 de Abril de 1988 naufragou o navio de transporte de automóveis “REIJIN”, resultando um morto, um tripulante desaparecido e os restantes salvos pelos nadadores do Instituto de Socorro a Náufragos e dos Bombeiros. A ameaça de poluição das praias de Vila Nova de Gaia esteve sempre presente, pois o … Leia mais »

Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Geral Extraordinária

A 24 de Março pelas 14h30 realizou-se a Assembleia Geral Ordinária, onde foi aprovado o Relatório de Atividades e das Contas, bem como o Parecer da Comissão de Contas. Nesse mesmo dia pelas 15h30 realizou-se a Assembleia Extraordinária, com um Ponto Único: Votação de proposta da Direção para conferir a dignidade de SÓCIO HONORÁRIO, ao Sr. Associado nº 185, Conselheiro … Leia mais »

Visita Cultural a “Caetano Aeronáutica e Instituto Geofísico do Porto”

Num dia primaveril, mais uma visita cultural e desta vez em Vila Nova de Gaia. De manhã uma visita à empresa “ Caetano Aeronáutica” do Grupo Salvador Caetano, uma empresa de vanguarda tecnológica ligada à aeronáutica. Muito interessante e a todos enriqueceu. De tarde, após um excelente almoço, uma visita às renovadas instalações do Instituto Geofísico do Porto, uma estrutura … Leia mais »

“WORKSHOP” Descobrir Gaya

No dia 8 de Março mais uma grande realização cultural envolvendo cerca de 200 jovens da Escola Secundária Inês de Castro, ISPGAYA, Escola António Sérgio, Escola Profissional Infante Escola Secundária de Canelas e evidentemente a Associação Cultural Amigos de Gaia com um trabalho de coordenação e apoio para a realização do Workshop. Muito importante o apoio do Pelouro de Turismo … Leia mais »

Visita Cultural a Viana do Castelo

Viana do Castelo foi o destino escolhido para a visita cultural deste mês de fevereiro, que contrariamente ao que seria de esperar, nesta altura do ano, se apresentou soalheiro e ameno. A visita, sempre acompanhada por competente guia, começou pelo Navio-Hospital Gil Eanes, construído em 1955, nos estaleiros da cidade, e que, durante várias décadas, apoiou a frota bacalhoeira portuguesa … Leia mais »

Tomada de Posse

Com a afluência de agradável número de Associados, tivemos o acto solene de Tomada de Posse dos elementos que foram em Dezembro passado eleitos para integrar os nossos Órgãos Sociais no biénio de 2018-2019. O acto foi presidido pelo nosso Presidente  da Mesa da Assembleia Geral, Juiz Consº. Dr. José Pereira da Graça, e contou ainda com as presenças da … Leia mais »

“Cork Supply” & Zoo Parque Ornitológico

Beneficiando de um luminoso dia de sol, fomos em visita às surpreendentes instalações de empresa fabricante e exportadora de rolhas de cortiça “Cork Supply”, logo de manhã, aí tendo sido acolhidos pela sua principal responsável, e nossa Associada, a Srª. Engª. Ana Cristina Lopes Cardoso, assim como pela Srª. Drª. Maria do Rosário Melo Costa. Aquela fez-nos uma pormenorizada exposição … Leia mais »

Almoço de Natal

A 9 de Dezembro foram mais de sessenta associados os que confraternizaram desfrutando de um excelente almoço num Sábado soalheiro, assinalando o Natal num cenário natural muito bonito como é o da Quinta da Boucinha. Viveu-se uma salutar atmosfera de amizade e de exaltação do espírito dos Amigos de Gaia no cumprimento do que já se firmou como tradicional. A … Leia mais »

Visita Cultural a Ponte de Lima

A Providência, na sua bondade, brindou-nos com um belo dia ameno de sol para proporcionarmos a um generoso grupo de nossos Associados, que praticamente lotou um autocarro dos de maior capacidade, uma visita guiada à mais antiga Vila de Portugal, ou seja a Ponte de Lima. E foi, na verdade, uma jornada rica em informação e de grande agrado. Fomos … Leia mais »

Nos 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal

Uma tão importante efeméride quanto esta nunca poderia passar indiferente à nossa Associação. E o facto foi que a assinalámos de maneira superior, o que vai dito com pedido de indulgência pela eventual petulância. O facto foi que o espaço escolhido, Auditório do Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner para nele ter lugar uma Conferência evocativa da abolição da pena … Leia mais »

“O Milagre do Sol Fátima, 13 de Outubro de 1917 uma Reflexão Crítica”

Com cerca de meia casa (aproximadamente 70 pessoas), os “Amigos de Gaia” tiveram uma vez mais, a oportunidade de escutar o Dr. Antero de Frias Moreira, da Associação dos Médicos Católicos Portugueses e membro destacado do Centro Português de Sindonologia, agora abordando o tema em título, aliás numa rara e decisiva oportunidade. Valendo-se do concurso da tecnologia do “power point”, … Leia mais »

Visita à Igreja de Mafamude

No dia 30 de Setembro cerca de uma centena de associados disse presente à visita à Igreja de Mafamude que foi acompanhado pelo Professor Doutor José M. Tedim. Foi mais uma tarde cultural muito rica e todos ficamos a saber um pouco mais deste património, apesar de haver poucas fontes de informação relativas à Igreja, mas mutas sobre o sítio. … Leia mais »