Notícias

  • O ALMOÇO DE CARNAVAL

    O ALMOÇO DE CARNAVAL

    Aquele Sábado fez jus ao que é uso o povo denominar “Dia de Bruxas”: tão depressa caíam bátegas de chuva como logo o sol se fazia notar pela presença… Mas foi o dia azado para alegremente assinalarmos a chegada do Carnaval com um magnífico almoço no excelente restaurante “Agudamar” ao qual aderiram mais que uma trintena de Associados e seus convidados.   E … Leia mais »
  • Visita Cultural ao Mosteiro da Batalha e Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota

    Visita Cultural ao Mosteiro da Batalha e Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota

    Num maravilhoso dia de outono três dezenas de associados aderiram a este programa que para a maioria seria recordar a sua escola primária e rever o magnifico Mosteiro da Batalha construído há 5 séculos e apreciar o Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota (CIBA). Partimos pelas 7h30 e à hora agendada iniciamos a visita ao CIBA. Em primeiro lugar, passeamos … Leia mais »
  • CONÍMBRIGA & RABAÇAL

    CONÍMBRIGA & RABAÇAL

    Na véspera, tinha chovido a potes! … Mas o dia de Sábado raiou sereno e com o tempo a melhorar à medida do avanço das horas, de tranquilo a solarengo. Um grupo próximo das três dezenas disse “sim” ao programa delineado para a data, envolvendo as ruínas da “civitas” Conímbriga e, já de tarde, o sítio arqueológico da “Villa” de … Leia mais »
  • Visita à Quinta de Enxomil e Igreja de S. João de Canelas em Vila Nova de Gaia

    Visita à Quinta de Enxomil e Igreja de S. João de Canelas em Vila Nova de Gaia

    Num magnífico dia de verão, um grupo próximo das três dezenas disse “sim” ao programa delineado para a data, envolvendo a Quinta de Enxomil com a sua casa senhorial de Enxomil, os seus anexos e o jardim. Foi fascinante percorrer toda a casa e admirar cada um dos seus pormenores superiormente apresentadas pelo Sr. Arquiteto Duarte Pinto. A meio da … Leia mais »
  • Itália – Toscana

    Itália – Toscana

    Este ano foi escolhido irmos até Itália e durante 7 dias percorrermos a bela Toscana. Tudo delineado ao pormenor, mas a 24 horas da partida uma surpresa desagradável. A nossa “companhia de bandeira, a TAP” informa que o voo de Lisboa a Florença não se realizava!!.Com muita paciência e muita ginástica mental, aceitamos a ida até Bolonha, aceitamos fazer um … Leia mais »
  • Visita Cultural às Termas de S. Pedro do Sul e aos Museus do Caramulo

    Visita Cultural às Termas de S. Pedro do Sul e aos Museus do Caramulo

    A 6 de maio realizamos mais uma digressão cultural, desta vez para conhecer bem uma estância termal, as Termas de São Pedro do Sul a funcionar há dois mil anos. Foi gratificante fazermos a visita muito bem apresentada por uma técnica das termas, percorrendo através dos vestígios existentes um património riquíssimo. Após um excelente e retemperador almoço no Hotel Caramulo … Leia mais »
  • Lançamento do Catálogo da Exposição “Isolino Vaz – Um Traço Inconfundível” e Encerramento das Comemorações do Centenário

    Lançamento do Catálogo da Exposição “Isolino Vaz – Um Traço Inconfundível” e Encerramento das Comemorações do Centenário

    A 15 de abril na Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, perante uma plateia de mais de 60 pessoas estivemos mais uma vez reunidos para uma homenagem sincera e justa ao Ilustre Gaiense, Mestre Isolino Vaz. Tivemos dois momentos, um primeiro do lançamento do Catálogo da Exposição retrospectiva a que demos o título – “Isolino Vaz – Um … Leia mais »
  • Assembleia Geral Ordinária

    Assembleia Geral Ordinária

    No dia 1 de Abril, com início pelas 15 horas, tivemos a realização da Assembleia Geral Ordinária na Sede dos serviços administrativos da Instituição, ou seja na Avenida da República, 872, Sala 7.4 em Vila Nova de Gaia, destinada à apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades e das Contas com referência ao ano fiscal de 2022, bem como … Leia mais »
  • Visita à Exposição “D. Pedro, a Independência do Brasil e o Porto”.

    Visita à Exposição “D. Pedro, a Independência do Brasil e o Porto”.

    Numa magnífica tarde de Sábado cerca de centena e meia de associados disseram presente na visita à Exposição “D. Pedro, a Independência do Brasil e o Porto”, patente ao público no nobre edifício da Câmara Municipal do Porto, cuja comissária foi a Doutora Isilda Monteiro. Foi uma oportunidade para evocarmos os 200 anos da independência do Brasil e recordarmos um … Leia mais »
  • Inauguração da Exposição “Isolino Vaz – Um Traço Inconfundível”

    Inauguração da Exposição “Isolino Vaz – Um Traço Inconfundível”

    A 21 de janeiro inauguramos na Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia a Exposição retrospectiva a que demos o título “Isolino Vaz – Um Traço Inconfundível” por ocasião do centésimo aniversário do nascimento de Mestre Isolino Vaz. Foi mais uma ocasião para a Associação Cultural Amigos de Gaia cumprir os seus objetivos definidos na sua fundação há 47 … Leia mais »
  • Visita cultural a Oliveira de Azeméis

    Visita cultural a Oliveira de Azeméis

    A 12 de novembro, em pleno verão de São Martinho, uma pequena delegação da nossa Associação Cultural deslocou-se a Oliveira de Azeméis com um programa muito ambiental, lúdico e educativo. Passamos a manhã no Parque Temático Molinológico onde apreciamos uma recuperação extraordinária de vários moinhos de água e na criação de infraestruturas turísticas e culturais, com a missão de preservar … Leia mais »
  • Visita Cultural a Oliveira do Bairro

    Visita Cultural a Oliveira do Bairro

    A 15 de outubro num dia de outono magnífico realizamos uma visita a Oliveira do bairro. Durante a manhã visitamos a Igreja Matriz de Oliveira do Bairro, um templo seiscentista com fachada e torre dos finais do século XIX. Fomos recebidos pelo Pároco que gentilmente nos explicou as obras realizadas, bem como toda a riqueza do seu interior.   Partimos de … Leia mais »
  • Visita Igreja Paroquial de Sandim

    Visita Igreja Paroquial de Sandim

    Numa tarde de Sábado, a 8 de outubro, cerca de três dezenas de associados disseram presente ao convite para conhecer a história e a beleza da Igreja matriz de Sandim, datada de 1700, um templo de arquitetura popular e de mestre pedreiro. A Igreja apresenta um estilo “barroco”, com uma nave única para os fiéis e igualmente uma nave única … Leia mais »
  • Visita a Castro Daire e Cinfães

    Visita a Castro Daire e Cinfães

    Foi um grupo muito bem disposto, o que partiu em direção a Castro Daire, local de diversificado património arquitetónico e paisagístico, situado entre o vale do Paiva e a serra de Montemuro. À chegada, a receção feita pelo Dr. Telmo, técnico do Município, não poderia ter sido mais calorosa. Percorremos o centro da cidade e das visitas efetuadas salientamos: a … Leia mais »
  • Mestre Isolino Vaz – Centenário do seu nascimento

    Mestre Isolino Vaz – Centenário do seu nascimento

    Concerto Música Clássica No dia 29 de maio pelas 18h00, ocorreu um Concerto de Música Clássica, com o pianista Vasco Dantas e a violoncelista Isabel Vaz no Auditório Municipal de Gaia. Foi mais uma iniciativa inserida num vasto programa de homenagem a Mestre Isolino Vaz. O repertório foi muito interessante e consistiu em: Ludwig Van Beethoven – Sonata para violoncelo … Leia mais »
  • Arquiteto José Teixeira Lopes – 150º do seu nascimento (1872 – 1919)

    Arquiteto José Teixeira Lopes – 150º do seu nascimento (1872 – 1919)

    Conferência por Arquiteto José Tenreiro e Abertura Mostra documental No dia 28 de maio pelas 15h00 no Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner realizou-se a conferência, “Gaia sob o Signo do Ecletismo” e a Abertura da Mostra Documental Comemorativa do nascimento do Arquiteto José Teixeira Lopes, filho do Escultor José Joaquim Teixeira Lopes e irmão mais novo do escultor António … Leia mais »
  • O ALTO MINHO CONQUISTOU-NOS!

    O ALTO MINHO CONQUISTOU-NOS!

     No aproveitamento de dia feriado seguido a fim-de-semana fomos reconhecer alguns dos mais significativos aspetos de interesse do Alto Minho, uma região verdadeiramente linda do nosso País. Em autocarro inteiramente confortável e conduzido pelas mãos seguras e gentis do motorista Sérgio Leal, um grupo da ordem dos 25 “Amigos de Gaia” partiu a 24 em direção a Viana do Castelo, … Leia mais »
  • Mestre Isolino Vaz – Centenário do seu nascimento

    Mestre Isolino Vaz – Centenário do seu nascimento

    No dia 23 de abril, pelas 21h30, ocorreu um Concerto de Música Clássica de inauguração do centenário, no dia do aniversário de Isolino Vaz, com o pianista Vasco Dantas, a solo. O concerto aconteceu no Cine-Teatro Eduardo Brazão em Valadares. O repertório foi muito interessante e consistiu em: Rachmaninov – Variações sobre um tema de Corelli. Modest Mussorgsky – Quadros … Leia mais »
  • ASSEMBLEIA GERAL

    ASSEMBLEIA GERAL

    Com início cerca das 15 horas, tivemos a realização da Assembleia Geral destinada à apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades e das Contas com referência ao ano fiscal de 2021, bem como apreciação do respectivo Parecer da Comissão de Contas. Compareceram nela 17 Associados e os referidos documentos foram aprovados por unanimidade.  Na oportunidade foram dados a conhecer … Leia mais »
  • Visita Cultural ao Museu do Vitral e à Igreja de Santa Clara

    Visita Cultural ao Museu do Vitral e à Igreja de Santa Clara

    A 19 de março, num dia primaveril fomos visitar duas “joias” da cidade do Porto. Logo pela manhã a visita ao Museu do Vitral, na rua de D. Hugo, mesmo ao lado da Sé do Porto em pleno centro histórico. Apreciamos um património de luz e cor e que celebra o trabalho notável criado no Atelier Antunes, o mais antigo … Leia mais »
  • Visita Cultural a Mirandela

    Visita Cultural a Mirandela

    Num sábado de janeiro muito solarengo, um grupo de Associados aderiu a este passeio cultural, a visita à Princesa do Tua. Fez-se a viajem pela A4, com atravessamento do túnel do Marão e num “instante”, cerca de 2h15 chegamos ao nosso destino. Fomos recebidos no Centro Cultura – Museu Armindo Teixeira Lopes onde admiramos arte contemporânea e muitas obras da … Leia mais »
  • Almoço de Natal

    Almoço de Natal

    A 18 de dezembro cumprimos mais uma vez uma tradição, o nosso Almoço de Natal, ao qual aderiram mais de três dezenas de Associados. Foi um momento especial, onde fizemos o balanço de 2021, atribuímos o Alfinete de Prata aos associados que fizeram 25 anos de filiação e a terminar, uma surpresa, um momento musical, a apresentação do Coro da … Leia mais »
  • Visita Cultural a Dresden, Potsdam e Berlim

    Visita Cultural a Dresden, Potsdam e Berlim

    Finalmente um grupo de Associados da ACAG de 1 a 5 de outubro 2021 partiu para a desejada viajem a Dresden, Potsdam e Berlim. Partimos do Aeroporto Sá Carneiro de madrugada com destino a Dresden, conhecida como a Florença do Elba, o rio que a banha (todos nos lembramos das grandes cheias de 2002 que literalmente pôs a cidade em … Leia mais »
  • Visita Guiada à Capela de S. Mateus – Arnelas

    Visita Guiada à Capela de S. Mateus – Arnelas

    Cerca de seis dezenas de associados corresponderam ao convite para um conhecimento mais aprimorado acerca da história e da beleza não só do local onde esta Capela se encontra, ali debruçada sobre o Douro, mas, outrossim, da Capela em si e da arte notável deste monumento da segunda metade do Séc. XVIII, pois em 1723 os habitantes desta comunidade piscatória … Leia mais »
  • Conferência “Eutanásia”

    Conferência “Eutanásia”

    Mau grado a infausta situação de confinamento compulsivo a que a “sars-cov-2” nos conduziu e tanto nos limita quanto a atividades, o certo é que não nos damos ao luxo de parar de todo e assim numa colaboração com o Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner, realizamos a conferência no passado dia 17 de julho com o inestimável concurso do nosso … Leia mais »
  • Vista à Fundação Eça de Queiroz e Mosteiro de Santo André de Ancede

    Vista à Fundação Eça de Queiroz e Mosteiro de Santo André de Ancede

    No dia 10 de julho saímos em direção ao concelho de Baião, mais propriamente para Santa Cruz do Douro e Ancede. O período da manhã ocupámo-lo na visita à Casa de Tormes, uma pitoresca propriedade perdida nas encostas do Douro, cuja casa alberga uma grande parte do espólio pessoal de Eça de Queiroz, trazido de Neully, onde faleceu, além de … Leia mais »
  • Almoço Convívio dos Santos Populares

    Almoço Convívio dos Santos Populares

    Foram apenas 14 os AMIGOS DE GAIA a aderir a esta iniciativa de simples e amena confraternização levada a efeito para reatamento do que já se considerava uma tradição que, porém, a indesejável intromissão da “sars–covid-19” obrigara a suspender indesejavelmente. Soube muito bem e, todos o reconheceram, além de um excelente almoço de pendor claramente tradicional e muito bem servido, … Leia mais »
  • Digressão Cultural a Mafra

    Digressão Cultural a Mafra

    Porventura terá sido este programa um dos mais ecléticos de tantos e tantos que já foram delineados para os nossos Associados. Tivemos para ele um belíssimo fim-de-semana, do ponto de vista climático e, condicionados pela pandemia embora, tivemos a adesão máxima consentida. Um autocarro bem cómodo, sob a condução segura e solícita do Sr. Leal, levou-nos até à bela vila … Leia mais »
  • As Nossas Assembleias Gerais

    As Nossas Assembleias Gerais

    Com significativa afluência de nossos Associados, realizaram-se na tarde do dia assinalado duas reuniões da nossa Assembleia Geral, a primeira de carácter ordinário e para apresentação e votação do Relatório das Atividades e das Contas referentes ao exercício de 2020, e a segunda extraordinária e dedicada à apreciação e votação de proposta de atribuição da dignidade de Sócio Honorário ao … Leia mais »
  • Conferência Homenagem 250 anos nascimento de Ludwig Van Beethoven

    Conferência Homenagem 250 anos nascimento de Ludwig Van Beethoven

    No dia 29 de maio levamos a efeito uma conferência de homenagem nos 250 anos do nascimento do imortal Ludwig Van Beethoven, realizada no auditório do Arquivo Municipal “Sophia de Mello Breyner”. Foi conferencista o nosso associado Dr. Francisco Diogo Faria de Macedo que fez a evocação deste extraordinário compositor, falou-nos do seu legado musical (as principais) – 32 sonatas … Leia mais »
  • Visita guiada ao Palácio da Bolsa (Porto)

    Visita guiada ao Palácio da Bolsa (Porto)

    Após o prolongado “jejum” de programações presenciais devido à “covid-19”, foi com alegria que reatámos o habitual ritmo, vivo, de actividades, o que foi feito com a revisitação ao emblemático Palácio da Bolsa, ali na Praça do Infante. Passou da trintena o grupo de Associados que acedeu ao convite, ainda assim com a nota peculiar de cada um ter de … Leia mais »
  • Atribuição de Medalha de Mérito Cultural

    Atribuição de Medalha de Mérito Cultural

    Numa época tão atribulada, com tantas dificuldades, recebemos, mesmo a acabar o ano, a Medalha de Mérito Cultural, atribuída pela União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso. Foi uma distinção que muito nos sensibilizou e constitui um tónico para continuarmos o trabalho da valorização, defesa e divulgação do património arquitetónico, artístico e cultural de Vila Nova de Gaia. … Leia mais »
  • Visita à Igreja Paroquial de Avintes

    Visita à Igreja Paroquial de Avintes

    Um conjunto assinalável de Associados disse presente a mais uma excelente jornada cultural com o Professor José M. Tedim. A visita à Igreja deu a oportunidade de conhecermos mais um templo de Vila Nova de Gaia, cuja construção foi iniciada em 1776. A fachada principal é da Igreja inicial dum barroco rural. Tem bonitos retábulos, todos do século XVIII e … Leia mais »
  • Visita Cultural a Campo Maior, Elvas e Olivença

    Visita Cultural a Campo Maior, Elvas e Olivença

    Um ano após a preparação desta digressão cultural, num magnífico fim-de-semana de Setembro, 20 corajosos associados, tomando todas as precauções sanitárias, mas ávidas de retomar as inigualáveis visitas culturais, rumamos ao Alentejo, fugindo à tempestade Odete que originou muita chuva no norte de Portugal e na nossa cidade de Vila Nova de Gaia. Saímos às 7h00, com o propósito de … Leia mais »
  • Assembleia Geral Ordinária

    Assembleia Geral Ordinária

    De acordo com o disposto nos Artºs  11º-A-b) e 13º dos Estatutos, realizou-se a Assembleia Geral Ordinária no  dia 27 de Junho, nas instalações dos nossos Serviços – Avenida da República, 872 – 7º, Sala 7.4, Vila Nova de Gaia. Teve a seguinte Ordem e Trabalhos: (i) – Leitura e votação da Ata da última Assembleia Geral – aprovada por … Leia mais »
  • Entrudo – Podence

    Entrudo – Podence

    Estavamos todos muito entusiasmados ao partir, no dia 25 de fevereiro, rumo a Podence para conhecer “in loco” o seu famoso Carnaval.  Os endiabrados Caretos, ex-libris de uma tradição milenar, cuja origem se perde no tempo, representam imagens diabólicas e misteriosas, que todos os anos saem à rua nas festividades carnavalescas.                    … Leia mais »
  • Visita à cidade da Maia

    Visita à cidade da Maia

    Foi com um grupo bastante interessado de Associados que rumamos à vizinha cidade da Maia, que a maior parte de nós apenas conheciam de passagem. Ficamos agradavelmente surpreendidos! A Maia é hoje uma cidade desenvolvida e moderna, mas que não perdeu as suas tradições e não esqueceu a sua História de séculos, onde a área urbana, oferece vários espaços de … Leia mais »
  • Almoço de Natal

    Almoço de Natal

    No dia 7 de Dezembro, um bonito Sábado de Outono, realizamos o habitual almoço de Natal no restaurante Quinta da Boucinha que se destaca pelo seu amplo espaço, elegância do ambiente e qualidade da sua ementa. Foi uma confraternização muito agradável e teve a presença de cinco dezenas de associados.   Como já vem sendo habitual, pois já o fazemos … Leia mais »
  • Visita à Igreja Paroquial de Vilar do Andorinho

    Visita à Igreja Paroquial de Vilar do Andorinho

    Numa magnífica tarde de Outono, visitamos a Igreja Paroquial de Vilar de Andorinho em que estiveram presentes cerca de 20 associados e duas dezenas de jovens do curso de Turismo da Escola Secundária de Canelas acompanhadas pelo seu Professor e nosso Diretor Dr. José Silva. O nosso palestrante foi o Professor Doutor José Manuel Tedim, ilustre historiador de arte e … Leia mais »
  • Museu Romântico da Quinta da Macieirinha

    Museu Romântico da Quinta da Macieirinha

    Correspondendo ao convite da ACAG, um grupo de quatro dezenas de associados deslocou-se à Quinta da Macieirinha para uma visita ao Museu Romântico instalado numa antiga casa de campo construída em meados do século XVIII. Esta visita foi acompanhada pela nossa diretora, Doutora Isilda Monteio. Espaço museológico que recria ambientes e interiores de uma habitação abastada do século XIX, abordando … Leia mais »
  • Serra do Gerês – Visita ao Santuário de São Bento da Porta Aberta e ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia

    Serra do Gerês – Visita ao Santuário de São Bento da Porta Aberta e ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia

    Num bonito dia de outono trinta associados aderiram à visita ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta que é considerado o segundo maior santuário português e atrai anualmente centenas de milhares de peregrinos. Depois de Fátima, lidera as estatísticas, mesmo não gozando de uma situação geográfica favorável, nem ser beneficiado por grandes vias de comunicação. Plantado no coração do … Leia mais »
  • Jardim Botânico & Museu da Biodiversidade

    Jardim Botânico & Museu da Biodiversidade

    Porventura ter-se-á ficado a dever à circunstância de aquela manhã se apresentar como um tanto chuvosa o facto de apenas onze terem participado na visita guiada a esta excelente e bela estrutura científica do Porto. Quem não foi a esta visita guiada não sabe quanto perdeu…  A visita distribuiu-se por duas partes e ocupou toda manhã: a primeira decorreu nos … Leia mais »
  • Visita a Montalegre

    Visita a Montalegre

    Em resposta ao desafio lançado há algum tempo atrás, lá saímos, com um grupo de 47 Associados a caminho de Montalegre. O programa era sugestivo: Montalegre, Boticas, “vinho dos mortos”, Centro de Artes Nadir Afonso”, mas a atração principal era mesmo a “Festa das Bruxas”. Nesta terra celebram-se os bruxedos e os azares de forma tão divertida que se transformou … Leia mais »
  • Cerimónias para Assinalar o Arranque das Obras de Recuperação e Remodelação da Casa-oficina I Oliveira Ferreira

    Cerimónias para Assinalar o Arranque das Obras de Recuperação e Remodelação da Casa-oficina I Oliveira Ferreira

    A tarde deste dia de Sábado fica na memória histórica da nossa Organização. Ela representa, com efeito, o início da concretização dos objetivos de uma luta tenaz com a duração de mais de duas décadas, a luta para se conseguir recuperar e remodelar o emblemático edifício mandado construir, de raiz, pelos irmãos Escultor José e Arquiteto Francisco Oliveira Ferreira para … Leia mais »
  • Digressão Cultural em Arganil e Piódão “Rota do Xisto”

    Digressão Cultural em Arganil e Piódão “Rota do Xisto”

    O dia veio de temperatura muito agradável o que proporcionou ao grupo de quase quatro dezenas de aderentes uma jornada, se bem que longa, nada fatigante. Rumámos em confortável autocarro dirigido pela mão segura do Sr. António para o interior da Beira Alta e fizemos um primeiro “alto” na bonita vila de Côja numa aproximação à Serra do Açor. Depois … Leia mais »
  • Flandres – A Grande guerra 1914-1918 e os locais de memória.

    Flandres – A Grande guerra 1914-1918 e os locais de memória.

    Foi este o motivo que nos levou à Flandres, mas que foi largamente ultrapassado perante o que vimos e vivemos. Éramos um grupo muito bem disposto e divertido, cheio de vontade de conhecer uma região riquíssima em termos paisagísticos e de património cultural. Começámos na mata de Compiègne, local carregado de simbologia. Visitámos o museu e pudemos ver uma recriação … Leia mais »
  • Visita à Póvoa de Lanhoso

    Visita à Póvoa de Lanhoso

    Foi uma excelente jornada cultural aquela que efetuamos no mês de maio à Póvoa de Lanhoso, terra conhecida pela arte da filigrana, com um grupo de associados, não muito numeroso, mas muito interessado, simpático e colaborante. Rodeada por um aprazível e bem conservado património natural e sempre acompanhados por técnicos responsáveis do Turismo, tivemos oportunidade de visitar, em primeiro lugar, … Leia mais »
  • “No Centenário da Pneumónica”

    “No Centenário da Pneumónica”

    Foi uma maneira diferente de realizarmos uma conferência: fizemo-la no âmbito de um jantar-buffet e, neste caso, no “El Corte Inglès”. A motivação deste programa foi a evocação do que foi a pandemia que ficou conhecida por “pneumónica” e que, iam decorrido cerca de cem anos, se abatera sobre o nosso País e grassara pela Europa no seu todo, provocando … Leia mais »
  • Visitas (2) Guiadas  “CASA DO INFANTE” Museu Municipal do Vinho do Porto

    Visitas (2) Guiadas “CASA DO INFANTE” Museu Municipal do Vinho do Porto

    Foi um fresco Sábado, que nos foi destinado e para cumprimento de um programa cultural duplo: de manhã, na “Casa do Infante” e, depois de almoço livre ao critério de cada um, ali bem perto, na Rua da Reboleira, o novo Museu Municipal do Douro, aberto ao público de muito fresca data (pouco mais de um mês ia decorrido!). Passou … Leia mais »
  • Visita a Gondomar – Terra da filigrana

    Visita a Gondomar – Terra da filigrana

    A visita começou pela Casa Branca de Gramido, em Valbom, local onde foi assinada a Convenção de Gramido, no dia 29 de junho de 1847, que pôs fim à revolta da Maria da Fonte. Nesta casa pudemos apreciar, além da exposição permanente de objetos ligados à tradicional arte da filigrana e ourivesaria, todo o trabalho de um artesão ou “filigraneiro” … Leia mais »