Visita a Castro Daire e Cinfães

Foi um grupo muito bem disposto, o que partiu em direção a Castro Daire, local de diversificado património arquitetónico e paisagístico, situado entre o vale do Paiva e a serra de Montemuro.

À chegada, a receção feita pelo Dr. Telmo, técnico do Município, não poderia ter sido mais calorosa.

Percorremos o centro da cidade e das visitas efetuadas salientamos: a Igreja Matriz onde se destaca a fachada principal em estilo neoclássico e um interior riquíssimo, com destaque para o magnífico altar da Irmandade das Almas, o órgão e o cadeiral da capela-mor;

O Museu Municipal, instalado na Casa da Cerca, um belo imóvel do século XVIII, que constitui um espaço privilegiado para a conservação e divulgação de uma interessante coleção de objetos etnográficos e arqueológicos;

O Centro de Interpretação e Informação de Montemuro e Paiva, que ocupa as instalações do antigo Solar dos Mendonças e onde o visitante se “perde” entre o rio e a serra.

Percorremos ainda alguns quilómetros pela icónica Estrada Nacional 2 e seguimos rumo a Cinfães. 

Aí tivemos uma agradável surpresa. Fomos recebidos pela Dra. Sónia Vasconcelos, uma amiga de longa data, que nos proporcionou uma visita à Igreja de São Cristóvão de Nogueira, edifício classificado como de Românico tardio.

O portal lateral sul chama a atenção pela originalidade da decoração, mas é o interior, marcadamente barroco, que nos maravilha e onde se destacam os cinco altares, nos vários tipos de barroco e o teto, com 71 painéis ilustrando a vida dos Santos.

Em fim de tarde e para finalizar a visita, um lanche numa agradável esplanada sobre a barragem de Carrapatelo.

Um extra que contribuiu para que um dia fantástico terminasse da melhor forma.

 

Filomena Geirinhas

10 junho 2022