Itália – Toscana

Este ano foi escolhido irmos até Itália e durante 7 dias percorrermos a bela Toscana. Tudo delineado ao pormenor, mas a 24 horas da partida uma surpresa desagradável. A nossa “companhia de bandeira, a TAP” informa que o voo de Lisboa a Florença não se realizava!!.Com muita paciência e muita ginástica mental, aceitamos a ida até Bolonha, aceitamos fazer um percurso de autocarro de cerca de três horas, para não alterarmos o nosso programa. Assim, pelas 00h05 do dia 8 de setembro partimos de autocarro da avenida da república-Gaia , embarcamos no voo TAP em Lisboa pelas 7h10 com destino a Bolonha e pelas 15h00 locais chegamos a Montepulciano, 4 horas depois do planeado, cidade muralhada conhecida pela qualidade do seu “Vino Nobile” e “Rosso” e pelas suas jóias arquitetónicas medievais e renascentistas, com destaque para a Catedral e o Palazzo Comunale.Continuamos para Pienza, sonho não concretizado do Papa Pio II em edificar uma cidade renascentista, onde apenas a Catedral, o Palazzo Piccolomini e a Câmara foram edificadas. Seguimos para Montalcino para o merecido descanso no “All Admiral Hotel”.

Montepulsiano               Siena          San Giminiano    Cinq à Terre         Torre de Pisa

No dia seguinte, 9 de setembro, já recuperados da jornada do dia anterior, muito cansativa, partimos para Cortona, cidade muralhada pelos Etruscos há 3000 anos, conhecida no mundo do cinema devido ao filme “Sob o sol de Toscana”, onde visitamos o centro histórico de ruas estreitas e labirinticas e admiramos o Palazzo Comunale na Piazza Signorelli e visitamos o Museo Diocesano Di Arte Sacra e o Museo Dell Accademia Etrusca e dell Città di Cortona. Prosseguimos para Siena, cidade medieval, passeamos na praça onde se realizam duas vezes por ano, as famosas corridas a cavalo denominadas do Palio desde o século XII. Admiramos, passeando pelas ruas estreitas, os belos edificios medievais, onde se destacam a Basílica de San Domenico, onde se encontra a cabeça da padroeira da cidade, passamos pela Piazza del Campo, uma das maiores praça medievais da Europa, a Catedral e a Igrja de Santa Maria della Pieve e visitamos a Duomo de Siena. Continuamos para Volpaia, visitamos o castelo transformado numa magnífica proipriedade agrícola e finalmnente alojamento no Country House II Castagnolo, local maravilhoso onde a nossa vista só alcançava vinhas, olivais, em suma, a natureza.

Novo dia, 10 de setembro visita em Greve de Chianti, da praça central, jardins e umas caves. Continuamos para Castellina in Chianti, cidade numa colina, visitamos uma quinta agrícola, tivemos uma prova de vinhos e por fim um almoço à moda de Toscana. Prosseguimos para San Gimignano, vila medieval fundada no século X, onde ainda muitos dos seus monumentos da época persistem, nomeadamente as Torres medievais construídas pelas famílias mais poderosas da época, que sobrevivem até hoje e que tivemos oportunidade de subir e admirar uma vista deslumbrante e ainda visitamos o Musei Civici San Gimignano. Visitamos a Piazza del Duomo, Palazzo del Popolo, Piazza della Cisterna e Catedral e por fim, novamente alojamento no Country House II Castagnolo.

No 4º dia, 11 de setembro, chegamos a Lucca, cidade muralhada conhecida como a “cidade das 100 igrejas”, passeio pelo centro histórico, que conserva numerosos testemunhos do passado, visita obrigatória ao complexo museológico e arqueológico da catedral de Lucca – Catedral de San Martino, com o “Volto Santo”, um crucifixo incomum de Jesus Cristo. Prosseguimos para a Riviera Italina ou Riviera Lígure em italiano – uma estreita faixa costeira que se estende entre o mar Lígure e a cadeia montanhosa formada pelos Alpes Marítimos e os Apeninos, onde visitamos duas das Cinque Terre que são cinco povoados, classificados pela Unesco como património Mundial, com um casario muito caracteristico cercados por campos de cultivo que terminam no mar. prosseguimos para Pisa, cidade natal de Galileo Galilei, com destaque para a Piazza del Miracoli, com a famosa Torre inclinada, a Catedral e o Batistério. Por fim o merecido alojamento no Hotel NH Pisa

No 5º dia, a chegada à mitica  Florença, uma das maiores capitais artisticas do mundo, eternizada por escritores como Dante, Petrarca e Maquiavel e com a herança de artistas como Botticelli, Michelangelo e Donatello. Continuamos com visita ao complexo Duomo: Batistério de São João, Museu da Opera de Del Duomo e Santa Reparata, passeio pelo exterior da Catedral de Santa Maria del Fiori, a ponte Vecchio, a mais antiga da cidade, famosa pelas lojas que foram construídas ao longo do seu tabuleiro e por fim a visita guiada à Galleria dell Academia com as obras primas de Michelangelo, destacando-se os escravos, São Mateus, Piedade de Palestrina e a magnifica estátua do David, localizada na Tribuna que foi construída para acomodá-la depois da sua transferência da Piazza della Signoria.

 

A mítica Florença

No 6º dia, mais visitas em Florença com destaque para o Museo de Bergello e Igreja de Santa Croce onde estão os túmulos de Galileo Galilei, Michelangelo Buonarroti, Niccolò Machiavelli, Leonardo Bruni entre muitos outros.

No 7º e último dia, mais visitas e uma muito especial, à galleria Degli Uffizi (galeria dos ofícios), um dos mais famosos museus de Itália, cujo efificio foi encomendado por Cosmo I de Medici a funcionar desde 1769 e contém obras de autores consagrados , como Ticiano e Giovanni.

Por fim uma foto de grupo e ida para o aeroporto pois tinhamos avião às 19h15, mas mais uma vez, a nossa companhia de bandeira, a TAP, pregou-nos uma partida e só chegamos ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, nove horas depois da hora prevista.

À parte os contratempos provocados pela TAP, tivemos uma jornada enriquecedora e valeu a pena.

 

Salvador Almeida

8 a 14 de setembro, 2023