Visita Guiada à Capela de S. Mateus – Arnelas

Cerca de seis dezenas de associados corresponderam ao convite para um conhecimento mais aprimorado acerca da história e da beleza não só do local onde esta Capela se encontra, ali debruçada sobre o Douro, mas, outrossim, da Capela em si e da arte notável deste monumento da segunda metade do Séc. XVIII, pois em 1723 os habitantes desta comunidade piscatória e ligada ao comércio conseguiram autorização e com apoio régio, pois um quartil de vinho e uma rasa de sal tinham um acréscimo de 1 real, para uma nova Capela dedicada a São Mateus, erguida no espaço anteriormente ocupado por outra de menor volumetria, dedicada a Santo André (Fig.1)

Fig.1 – Capela de São Mateus Arnelas

 

 É uma Capela tipicamente rural, com uma nave única, um Altar – Mor deslumbrante (Fig.2), com dois altares colaterais também com uma grande riqueza de talha e um púlpito com uma sanefa de grande riqueza artística e as credências de telha Nesta Capela está tudo intacto.

Fig. 2 – Altar-Mor da Capela São Mateus -Arnelas   

 

Mais uma vez beneficiámos da solicitude e do saber do Prof. Doutor José Manuel Tedim (nosso indefetível apoiante desde há quase trinta anos!) que, com a vivacidade e a fluência de sempre, aliadas a um enorme saber, nos proporcionou quase duas horas de encantamento (Fig.3).

 

Fig. 3 – Interior da Capela São Mateus, o palestrante e os associados

 

Foi, absolutamente um programa excelente no qual os participantes puderam ouvir falar de história da arte, do papel desempenhado pelo mestre entalhador Manuel da Costa Andrade que construiu o Altar e pelo mestre escultor Miguel Francisco da Silva a quem se atribui o “risco” do altar em estilo joanino, desta notável Capela expoente do património edificado gaiense, e de muito mais. Ainda é de referir que no lado direito do Altar está São Tomás de Aquino e do lado esquerdo o patrono da Capela, São Mateus.

Todos os que aderiram a esta visita cultural sentiram-se largamente recompensadas pelo esforço, certo que a jornada foi cativante e enriquecedora.

 

Artur Lopes Cardoso

Salvador Almeida

23 Outubro 2021