Visita Cultural a Dresden, Potsdam e Berlim

Finalmente um grupo de Associados da ACAG de 1 a 5 de outubro 2021 partiu para a desejada viajem a Dresden, Potsdam e Berlim. Partimos do Aeroporto Sá Carneiro de madrugada com destino a Dresden, conhecida como a Florença do Elba, o rio que a banha (todos nos lembramos das grandes cheias de 2002 que literalmente pôs a cidade em estado de sítio com medidas muito urgentes para proteger o seu património), onde chegamos pelas 13h40. De imediato e em autocarro e já com a nossa guia dirigimo-nos para o centro da cidade e aí durante cerca de três horas, a pé, fomos admirando o magnífico centro histórico, destacando-se o edifício da Ópera, de influência renascentista e antiga Igreja Católica da Corte, a maior da Saxónia, a Furstenzug (Procissão de Príncipes) – mosaico monumental da porcelana de Meisen com uma representação dos Príncipes Eleitores da Casa de Wettin e visita ao Palácio de Zwinger uma obra de arte de arquitetura barroca construído em 1709. No seu interior visitamos a Pinoteca dos mestres antigos, com um acervo de mais de 700 obras-primas de Rafael, Rembrandt e Rubens, entre outros famosos. Por fim o merecido descanso, após um dia muito longo.

Painel – Procissão dos Príncipes

Palácio Zwinger

Catedral de Dresden

No dia seguinte, 2 de outubro, bem cedo e num confortável autocarro visita panorâmica de Dresden e com paragem na leitaria mais bonita do mundo – Pfunds Molkerei (Leitaria Pfunds), (segundo o livro do Guinness) toda revestida a azulejos pintados à mão, mostrando a história da produção de leite em estilo neorrenascentista.

Leitaria Pfunds

Leitaria Pfunds

Leitaria Pfunds

Prosseguimos com destino a Berlim onde chegamos à Alexanderplatz para o almoço. De tarde iniciamos a visita à cidade com destaque para a avenida Karl Max, o Checkpoint Charlie – posto militar na fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental durante a Guerra Fria e que se destinava a registar a passagem de membros das forças aliadas e diplomatas estrangeiros entre a Alemanha Oriental e Ocidental, um Museu a céu aberto designado Topografia do Terror que mostra os horrores e atrocidades nazis do ano de 1933 até à sua queda, em 1945 e ainda junto a este Museu uma parte intacta do Muro de Berlim. Por fim regresso ao Hotel e descanso.

Checkpoint Charlie

Memorial aos Judeus do Mundo

No dia seguinte, 3 de outubro partimos para Potsdam, com paragem no exterior dos Palácios de Charlottenburg e Cecilienhof para fotos e chegada a Potsdam onde se realizou, a 17 de julho de 1945, a conferência entre Churchill, Truman e Estaline.

Palácio Cecilienhof  – Local da conferência de Potsdam

Após o almoço em restaurante típico, visita ao palácio de Sanssouci, palácio de verão de Frederico II e visita panorâmica ao bairro holandês e a Igreja de São Nikolai. Ao fim da tarde e para terminarmos o dia em beleza fomos assistir a um espetáculo de ópera, Premiere Così fan tutte de Wolfang Amadeus Mozart.

Ópera de Berlim

No 4º dia, 4 de outubro visita a pé de Berlim, destacando-se as Portas de Brandenburgo, magnífica estrutura neoclássica baseada na entrada da Acrópole de Atenas, Gendarmenmarkt, uma das mais belas praças de Berlim, Unter den Linden, a célebre avenida “por baixo das tílias”, traçada por Frederico Guilherme e ladeada de monumentos dos séculos XVII a XIX, destacando-se a Ópera Estatal, com a impressionante fachada neoclássica, Praça dos Livros Decadentes, Igreja de St.Hedwigs, a Catedral Católica de Berlim, a Torre da rádio, construção esbelta que atinge hoje os 368 metros, o Chafariz de Neptuno defronte da Prefeitura Vermelha, o Relójio Mundial, o monumento Memorial para os Judeus exterminados na Europa, Universidade e Arsenal de Armas. Após o almoço fomos para a ilha dos Museus, localizada nos afluentes do rio Spree, berço da história de Berlim, um passeio a pé pelo antigo bairro Nikolaiviertel e visitamos a Catedral de Berlim, incluindo uma subida ao Zimbório. Terminamos o dia numa cervejaria típica para um jantar diferente, mas muito divertido.

Catedral de Berlim

Torre da rádio

Portas de Brandenburgo

Relógio mundial

Muro de Berlim

Monumento – Fotografias pessoas abatidas pela RDA

No 5º dia, 5 de outubro visita a uma parte do Muro de Berlim na Bernauer Str. Memorial do Muro de Berlim, com visita à Potsdamer Platz, área totalmente reconstruida após a queda do Muro de Berlim. De seguida, almoço e ida para o aeroporto para regresso a Vila Nova de Gaia.

Ficou a promessa de todos que Berlim, (está toda em obras), merece nova visita, mas só Berlim. Auf Wiedersehen.

Salvador Almeida