CARREGAL DO SAL e CABANAS DE VIRIATO

Dia de temperatura amena, a sugerir chuva, mas sem verdadeiramente chover, foi bem aproveitado por uma boa meia centena de “AMIGOS DE GAIA” para esta excelente digressão cultural na Beira Alta. Num confortável autocarro dirigido pelas mãos seguras de Vítor Santos (uma simpatia, além do mais), o grupo chegou a horas à vila de Carregal do Sal, onde, no Museu Municipal “Manuel Soares de Albergaria”, já era aguardado pela Drª. Ana Paula Teles que, além de nos proporcionar uma ótima visita guiada a todos os diversificados espaços do Museu, seria ainda nossa guia em todos os demais momentos do programa da jornada.

Visitámos, pois, o Museu Municipal e com muito agrado, pois que é de temáticas muito diversas e está excelentemente ordenado, além de conter um bem raro e notável espólio artístico.

Dali demos um salto à histórica Oliveira do Conde para visita à sua belíssima Igreja de S. Pedro, a Igreja Matriz. Riquíssima na talha dourada, na sua Capela-Mor avulta o túmulo quinhentista do Camareiro-Mor de D. João I, Fernão Gomes de Gois, obra prima de João Afonso Mestre dos Sinos, que o fez em 1440. É Monumento Nacional desde 1910. Com efeito, uma obra de extraordinária beleza.

A manhã terminaria com almoço riquíssimo de paladares da Beira Alta, verdadeiramente indescritível, em restaurante de Laceiras. Um espanto!

A tarde foi dedicada a visita, como sempre guiada, à “Casa do Passal”, já em Cabanas de Viriato, que fora a casa da família de Aristides de Sousa Mendes, o heroico Cônsul em Bordéus (França) que, fiel à sua consciência, salvou milhares de pessoas das perseguições nazis, uma das maiores ações de salvamento realizadas na época da II Grande Guerra.

A casa, que estava arruinada, veio a ser adquirida pelo Município de Carregal do Sal à família dele e totalmente recuperada, sendo agora um notável museu recentemente aberto ao público.

Após a visita, foi o regresso a Vila Nova de Gaia sem nenhum contratempo, num excelente dia de Cultura cumprido.

 

Artur Lopes Cardoso

5 outubro 2024