Visita Cultural a Mirandela

Num sábado de janeiro muito solarengo, um grupo de Associados aderiu a este passeio cultural, a visita à Princesa do Tua.

Fez-se a viajem pela A4, com atravessamento do túnel do Marão e num “instante”, cerca de 2h15 chegamos ao nosso destino. Fomos recebidos no Centro Cultura – Museu Armindo Teixeira Lopes onde admiramos arte contemporânea e muitas obras da Bienal Pintura do Eixo Atlântico nº 13/2021 – 2022 e ainda uma exposição de livros do grande Luís de Camões, uma camoniana muito rica e muito valiosa.

Ainda de manhã fizemos um passeio num comboio turístico por toda a cidade, visitando os pontos mais emblemáticos e admirando as excelentes paisagens

Após um retemperador almoço, fomos visitar a Ecoteca – Centro Interpretativo do Território, uma fábrica de saberes, muito vocacionada para as visitas das Escolas.

De seguida, nova visita noutro ponto da cidade, o emblemático Museu da Oliveira e do Azeite, equipamento cultural magnífico que honra Trás-os-Montes, o seu excelente azeite, as suas gentes e Portugal.

Para terminar as habituais compras de produtos tradicionais e por fim a viajem até Vila Nova de Gaia, onde chegamos pelas 20h00, felizes, culturalmente mais ricos e com a sensação de felicidade em todos os rostos. Bem hajam todos os que aderiram,

Salvador Almeida

22.Jan.2022