Digressão cultural às Caldas da Rainha

No sábado, 1 de Julho levamos a efeito mais uma digressão cultural, desta vez até às Caldas da Rainha, terra que deve o seu nome à nascente termal, muito importante devido ao grande impulso que sofreu dado pela Rainha D. Leonor, esposa de D. João II, rei de Portugal, no séc. XV, atingindo o auge fim do século XIX e início séc. XX.

O início da nossa visita fez-se no Parque Termal, atualmente desativado, mas carregado de história onde funcionou o primeiro Hospital Termal do Mundo.

A complementar toda a beleza deste património visitamos o parque D. Carlos I, onde apreciamos o naturalismo e o romantismo com que o Arquiteto Rodrigo Berquó o projetou nos finais do séc. XIX.

Ainda junto ao Hospital Termal visitámos a Igreja de Nossa Senhor do Pópulo, cujas obras terminaram em 1500, tendo em 1510 esta ermida sido elevada a Igreja Matriz das Caldas da Rainha

A terminar a manhã um passeio pela Praça da Fruta, local obrigatório de visita, pois trata-se dum mercado famoso onde se vende um pouco de tudo e por fim um retemperador almoço.

Após o almoço visitamos Museu José Malhoa onde apreciamos a sua obra, uma importante coleção de pintura e de escultura dos séculos XIX e também a obra doutro grande vulto, caricaturista do séc. XIX, Rafael Bordalo Pinheiro. A fechar o passeio cultural uma visita à loja da Fábrica das Faianças Bordalo Pinheiro onde encontramos peças em louça decoradas com elementos vegetais e animais em relevo, procurando assim manter a coleção do seu mestre.

Finalmente o regresso a Vila Nova de Gaia agradados por participar em mais um evento cultual de grande qualidade.

Salvador Almeida

1 de Julho de 2017