Museu Romântico da Quinta da Macieirinha

Correspondendo ao convite da ACAG, um grupo de quatro dezenas de associados deslocou-se à Quinta da Macieirinha para uma visita ao Museu Romântico instalado numa antiga casa de campo construída em meados do século XVIII. Esta visita foi acompanhada pela nossa diretora, Doutora Isilda Monteio.

Espaço museológico que recria ambientes e interiores de uma habitação abastada do século XIX, abordando a estética, os modos e os costumes relacionados com o Romantismo, a casa está equipada com réplicas de mobiliário e objetos decorativos da época, Foi nesta casa que se instalou, após curta estada no atual Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça do seu epónimo, no Porto, o Rei da Sardenha e Príncipe de Piemonte, Carlos Alberto de Sabóia, depois da sua abdicação em 1849, após ter sido derrotado pelo Império Austro-Hungaro na Batalha de Novara, e onde passou os seus últimos dias e faleceu a 28 de julho de 1849.

No final fomos conhecer o cenotáfio romântico Carlos Alberto, nos jardins do Palácio de Cristal. Mandado construir, em 1854, pela Princesa Frederica Augusta de Montheart, sua meia irmã, nos terrenos da então Quinta da Macieirinha, em honra e memória de Carlos Alberto, esta capela alberga agora a a Paróquia da Santíssima Trindade da Igreja Luterana de Portugal.

O corpo do Rei Carlos Alberto foi trasladado para o Panteão dos Sabóia, em Itália.

  1. Outubro.26

Virgília B. Costa