Passeio a Águeda e à Pateira de Fermentelos

A 23 de Fevereiro, num dia primaveril, um grupo de cerca de 30 Associados aderiram a mais uma viajem cultural que teve a sua primeira paragem no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, fundado em 1981 e está situado na segunda estação do ramal de Sernada a Aveiro. Um espólio magnífico e muito bem explicado por uma jovem guia muito conhecedora.

A paragem seguinte foi na Igreja da Trofa. A capela-mor é o ex-libris desta Igreja, pois ostenta o escudo dos Lemos e também alberga o Panteão dos Lemos. Este templo está classificado como Monumento Nacional, desde o ano de 1910.

Após um excelente almoço fomos visitar o Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, inaugurado a 28 de Junho de 1985, onde nos foi possível apreciar uma vasta coleção de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica, marfins e pratas, obras referentes aos séculos XIV a XX. Muito interessante e a exigir uma nova visita, mas com tempo.

Para terminar a visita á Pateira de Fermentelos, excelente e importante zona húmida da Rede Natura 2000 onde existem habitats, ecossistemas e espécies com estatutos de proteção nacional e internacional. Excelente viajem cultural.

Salvador Almeida

23 Fevereiro 2019