Visita à obra do Arquiteto Francisco Oliveira Ferreira em Vila Nova de Gaia terminando na Casa-Oficia em Miramar, acompanhada pelo Dr. Manuel Ferreira da Silva

Esta foi a segunda parte desta causa. Desenvolveu-se na área do concelho de Vila Nova de Gaia, sobretudo centrada na zona de Arcozelo e teve a preciosa colaboração do Dr. Manuel Ferreira da Silva.

Um razoável grupo de Associados teve ensejo de, a partir do meio da tarde, se dirigir ao edifício da “Heliantia”, idealizado por Francisco de Oliveira Ferreira, inteirando-se da sua história assim como das suas características fundamentais, e de prosseguir por outras edificações do risco do mesmo arquitecto, designadamente a do que actualmente se integra no Centro de Reabilitação do Norte (anteriormente Sanatório Marítimo do Norte) e rematando com a “Vivenda Felicidade” e com o edifício que foi a Casa-Atelier de Oliveira Ferreira, hoje propriedade da nossa Associação e em avançado estado de degradação.

A jornada teve, como já o tivera a que a precedera de 8 dias, a intenção de explicar e de sensibilizar para a causa da recuperação e reconversão da referida Casa-Atelier. A tarde concluiu-se com jantar (excelente) no Restaurante “Agudamar” após o qual se seguiu, já nas ótimas instalações da Junta de Freguesia de Arcozelo, onde todos foram acolhidos pela sua Presidente, cujo Salão Nobre se apresentou literalmente cheio, para uma exposição/debate acerca da candente questão da causa da recuperação da Casa-Atelier de Oliveira Ferreira.

Enquanto iam sendo projetadas imagens de video colhidas por “drone” ilustrando o aspecto actual do imóvel e aspectos do projecto já elaborado e aprovado para isso, o nosso Presidente historiou não só a razão de ser da causa mas também todas as diligências que, ao longo de cerca de vinte anos, têm sido levadas a cabo pela nossa Instituição tendo em vista a recuperação dele. Foram muitas as intervenções suscitadas pelos presentes o que permitiu recolher várias sugestões e chegar a conclusões do imediato e do curto prazo.

 

Na ocasião foi também apresentada a edição nº. 86 do nosso Boletim Cultural, em sua boa parte dedicada à problemática da “salvação” da Casa-Atelier de Oliveira Ferreira.

Foi, sem margem de dúvida, uma iniciativa de grande alcance, de feliz oportunidade, e que alicerçou a conclusão de que será em prazo curto que será atingido o desiderato de lograr atingir que a Cultura em Vila Nova de Gaia se irá incrementar decididamente com a entrada em cena duma nova estrutura ao seu serviço, a que foi a Casa-Atelier de Oliveira Ferreira.

 

Artur L. Cardoso

14 Julho 2018