Visita Cultural a Campo Maior, Elvas e Olivença

Um ano após a preparação desta digressão cultural, num magnífico fim-de-semana de Setembro, 20 corajosos associados, tomando todas as precauções sanitárias, mas ávidas de retomar as inigualáveis visitas culturais, rumamos ao Alentejo, fugindo à tempestade Odete que originou muita chuva no norte de Portugal e na nossa cidade de Vila Nova de Gaia.

Saímos às 7h00, com o propósito de almoçar em Campo Maior, o que foi conseguido. Logo após o almoço fez-se a visita ao Centro de Ciência do Café, excelente equipamento cultural que a todos encantou e que terminou com uma prova de sabores. De seguida a viajem até ao Hotel em Elvas.

No dia seguinte e durante toda a manhã a visita ao Forte da Graça, património da humanidade, obra-prima da arquitetura militar europeia do século XVIII, pela sua monumentalidade e pela originalidade das soluções que apresenta. Foi uma visita inesquecível. Após o almoço continuação da visita ao centro histórico, ao monumental Aqueduto da Amoreira verdadeiro ex-libris da cidade, igrejas, praças, todo o casario característico, ruas e vielas muito bonitas. Regresso ao hotel e jantar.

No dia seguinte visita a Olivença, ao centro histórico, ao Museu Etnográfico González Santana e à magnífica Igreja de Santa Madalena, a porta Manuelina da Câmara Municipal, casario, ruas e muitos vestígios da presença portuguesa em Olivença

 Após o almoço foi o regresso a Vila Nova de Gaia e com o desejo de no próximo ano voltarmos ao Alentejo.

20.Setembro.2020

Salvador Almeida