Visita cultural a Marialva, Vila Nova de Foz Côa e Castelo Melhor

Num fim-de-semana de verão cerca de 4 dezenas de associados aderiram a viver uma experiência única, pois as Aldeias Históricas de Portugal são um destino único.

Marialva é um encanto, é um planalto das lendas, com séculos de história. O tempo parou, conseguimos na visita ao Castelo, é o monumento mais importante do conjunto urbano, ser transportados às raízes mais profundas da história de Portugal. Terra povoada pelos aravos, povo lusitano, posteriormente conquistada pelos romanos, seguida dos árabes, até à vitória final de D. Fernando o Magno em 1063, na sua emblemática conquista das Beiras.

Após o almoço a viagem até Vila Nova de Foz Côa, terra onde a espécie humana se estabeleceu há mais de 24 mil anos. Após as importantes descobertas, Vila Nova de Foz Côa foi contemplada pela Unesco como Património da Humanidade, sendo criado o Parque Arqueológico de Foz Côa.

Já na vila visitamos o seu centro histórico e a Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa, mandada construir pelo rei D. Manuel I, em invocação a Nossa Senhora do Pranto, cuja escultura do século XVIII se encontra na capela-mor.

No dia seguinte a visita ao Museu do Côa, com uma notável inserção paisagística, inaugurado em Julho de 2010 e onde foi possível observar uma amostragem de peças de arte móvel paleolítica e com recurso às novas tecnologias, ficar a conhecer o valioso património que é o importante conjunto de gravuras rupestres paleolíticas ao ar livre.

Após um excelente almoço na Quinta da Ervamoira, visitamos o Museu do Sítio de Ervamoira partimos em Jipes à descoberta das gravuras, muito bem explicadas por técnicos que a todos encantou. Nas pinturas conseguimos ver cavalos, veados, cabras, mas também animais extintos, como os auroques.

Foi uma jornada fantástica, que merece nova visita, pois a importância de tais achados valeu pela UNESCO a classificação de Património Cultural da Humanidade.

Salvador Almeida

7 e 8 de Outubro de 2017