Visita Cultural à Nazaré

A 27 de Maio realizamos mais uma visita cultural, desta vez à Nazaré com um programa muito aliciante e cheio de novidades. Iniciamos a nossa visita pelo Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, mandado construir pelo Rei Dom Fernando e sucessivamente ampliado e remodelado por ordem dos Reis Dom João I, Dom João II e Dom Manuel I. Temos assim um templo do século XVIII que resultou do primitivo do século XIV com magníficos azulejos holandeses do século XVIII, pinturas na sacristia que descrevem a história do milagre. No altar encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Nazaré que se crê ser original.

De seguida fomos visitar a Ermida da Memória erguida em 1182, onde esteve a imagem de uma Virgem – Nossa Senhora da Nazaré a amamentar o Menino Jesus. O interior da Ermida é totalmente revestido a azulejos do século XVIII da autoria do Mestre António Oliveira Bernardes.

Ainda de manhã visitamos o Teatro Chaby Pinheiro, um teatro romântico, uma preciosidade cuja autoria se deve ao arquiteto Ernesto Korrodi, em 1908 com um sistema de palco e plateia semelhante ao La Scala, em Milão. As vantagens da planta em forma de ferradura de cavalo eram enormes ao nível da acústica, pois o som difunde-se com clareza, inundando a sala.

Após um almoço estupendo uma visita ao Museu Dr. Joaquim Manso, localizado no Sítio e que é uma mostra da identidade histórico-cultural da região da Nazaré, com incidência na cultura do mar. Foi aberto ao público em 1976, estando instalado na antiga casa de férias do Dr. Joaquim Manso, escritor e jornalista fundador do Diário de Lisboa, doada ao Estado em 1968, pelo benemérito nazareno Amadeu Gaudêncio.

Fomos visitar de seguida o Forte de S. Miguel Arcanjo, monumento do estilo maneirista e que remonta ao início do reinado de Dom Sebastião, em 1557, visando defender a enseada dos ataques dos piratas argelinos, marroquinos, holandeses e normandos. Em 1644 foi remodelado e ampliado por ordem do Rei Dom João IV. Como sentinela vigilante da fortaleza ficou São Miguel Arcanjo. Na fachada norte Dom João IV, mandou colocar a imagem de São Miguel Arcanjo, com a legenda “ ELREY DOM JUAN-1644”, data que assinala o ano da sua construção. Apreciamos uma magnífica exposição e melhor compreendemos a fama do Canhão da Nazaré, vale submarino o maior da Europa e um dos maiores do Mundo e a origem das famosas ondas. Para terminar uma visita à praia para apreciar a tradição de secar o peixe onde se encontra o Estindarte, como chamam ao estendal de secagem do pescado, onde as várias peixeiras secam e vendem o peixe ali exposto

Finalmente, muito enriquecidos regressamos a Vila Nova de Gaia,

Salvador Almeida

27 Maio 2017