Visita Guiada ao Museu da 1ª Demarcação

A Real Companhia Velha (a majestática Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro) abrira, havia não muitos meses, este novo espaço museológico em antigos armazéns seus situados logo no início da “Calçada das Freiras”, ou seja muito próximo do “Cais de Gaia”. Quase ninguém o conhecia ainda e, portanto, fomos vê-lo, o que aconteceu durante a tarde do dia acima referido.

Ao convite aderiram cerca de 35 Associados que, para melhor proveito da jornada, foram divididos em dois grupos, cada um deles acompanhado e beneficiando de detalhadas explicações.

Foi, pois, com grata surpresa e supino agrado que tivemos a oportunidade de admirar e percorrer o Museu da 1ª Demarcação, ou Museu 17.56 (alusão ao ano da fundação) da Real Companhia, de elevado bom-gosto e muito bem documentado, que descreve a história de quase 4 séculos da Empresa e do arranque da mais antiga Região Demarcada do mundo.

A visita terminou com uma prova de Vinhos do Porto e, para os mais curiosos, uma mirada pelo belo restaurante que fica no pavimento superior.

Saímos bem conscientes de que a cidade dispõe, na verdade, duma nova e belíssima estrutura da qual se pode bem orgulhar.

 

Artur L. Cardoso

 9 de Fevereiro de 2019