Visita Cultural a Alenquer

A 28 de Abril uma pequena embaixada da Associação Cultural Amigos de Gaia, 27 associada, aceitou ir Viver Alenquer, um mundo a descobrir às portas de Lisboa. O programa era aliciante. O ponto de encontro era no recém-inaugurado Museu de Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, antiga Igreja da Várzea, dedicado à vida e obra de Damião de Góis, grande humanista, guarda-mor da Torre do Tombo e cronista do reino no tempo de D. João III. Foi um espanto, pela beleza, pela excelente recuperação e pelos ensinamentos que transmitiu.

Após o almoço, visita ao palácio Municipal de Alenquer, onde funcionam os Paços do Concelho, edifício neoclássico inaugurado em 1890, sendo digno de referência o salão nobre, decorado ao gosto clássico, com teto ornamentado com motivos florais e dignos de menção, modelados em gesso, os bustos de Damião de Góis, Pêro de Alenquer, Luís de Camões e D, Manuel I.

De seguida visita à Igreja de S. Pedro – Capela e Túmulo de Damião de Góis, antiquíssima, pois a sua existência é documentada, em 1239.Em 1940 sofreu obras para a transladação da capela e do túmulo com as cinzas de Damião de Góis

Por fim visita ao Museu João Mário, espaço de arte figurativa, pintura e escultura, tendo expostas cerca de 400 obras de artistas nacionais e estrangeiros. Reúne também as obras, objetos pessoais e fotografias do seu fundador.

Visita cultural extraordinária e acima de tudo muito rica. Vamos voltar a Alenquer.

Salvador Almeida

28 Abril 2018