Nos 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal

 Uma tão importante efeméride quanto esta nunca poderia passar indiferente à nossa Associação. E o facto foi que a assinalámos de maneira superior, o que vai dito com pedido de indulgência pela eventual petulância.

O facto foi que o espaço escolhido, Auditório do Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner para nele ter lugar uma Conferência evocativa da abolição da pena de morte no nosso País veio a revelar-se insuficiente. Ficou sobrelotado, com pessoas em pé, num cômputo de um total que muito se aproximou da centena de pessoas, o que deu expressiva nota do interesse suscitado pelo tema.

 Tema que foi proficientemente abordado em palavras de grande clareza e arrumo do pensamento pela Doutora Maria da Conceição Fonseca Ferreira da Cunha, ou simplesmente Conceição Cunha, docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica, no Porto. A vasta assistência, que o foi, seguiu a sua exposição sem pestanejar e, após concluída, vieram a registar-se diversas interpelações a partir dela, sinal claro da pertinência da matéria abordada.

 Em representação da Câmara Municipal esteve connosco o Sr. Vereador Dr. Elísio Pinto, que, no final, disse do seu muito agrado pela oportunidade e elevação desta jornada.

 E, ou não se tratasse do Dia de São Martinho, terminada a Conferência houve lugar a um “magusto” no piso térreo do edifício, no qual as castanhas, como teria de ser, marcaram adequada presença, juntamente com jeropiga, bolo e o mais, num animado convívio.

 

Artur Lopes Cardoso

11 de Novembro 2017