Visita Cultural a Ponte de Lima

A Providência, na sua bondade, brindou-nos com um belo dia ameno de sol para proporcionarmos a um generoso grupo de nossos Associados, que praticamente lotou um autocarro dos de maior capacidade, uma visita guiada à mais antiga Vila de Portugal, ou seja a Ponte de Lima.

E foi, na verdade, uma jornada rica em informação e de grande agrado. Fomos todo o dia acompanhados pelo Dr. José Dantas, que, com cativante solicitude e simpatia, nos explicou com todo o detalhe a história e todos os demais aspectos culturais relacionados com Ponte de Lima, guiando-nos e levando-nos a melhor conhecer quanto se relaciona com a vetusta Ordem dos Terceiros de S. Francisco, a sua Sede local, a sua Igreja e o seu Museu, a Biblioteca e a Igreja Matriz (da invocação de Nossa Senhora dos Anjos), as Torres da Cadeia e de São Paulo, as incontornáveis Pontes sobre o Rio Lima e os vestígios da antiga Muralha

Fomos maravilhar-nos com o incrível Museu do Brinquedo Português (quantas memórias!…) e percorremos o casco histórico limiano, com paragem evocativa de António Feijó e explicação da intrigante Lenda do Rio Lethes, o “Rio do Esquecimento”. Rematámos a jornada com subida ao monte onde está a milenar Ermida de Santo Ovídio para vistas dominadoras sobre a Vila e o vale do Lima, já no cair da noite.

A valorizar ainda mais este excelente programa, tivemos um óptimo almoço no Restaurante do Açude, inteiramente regional. Claro que foi “rei” o arroz de sarrabulho. E se estava de … estalo!

O regresso, sempre sob a condução conhecedora do motorista, o Sr. Sérgio, foi pacífico e todos foram “una voce” a reconhecer que, de facto, tivemos um sábado rico de cultura e prazenteiro por demais.

 

 Artur Lopes Cardoso

 25 de Novembro de 2017