Visita a Montalegre

Em resposta ao desafio lançado há algum tempo atrás, lá saímos, com um grupo de 47 Associados a caminho de Montalegre. O programa era sugestivo: Montalegre, Boticas, “vinho dos mortos”, Centro de Artes Nadir Afonso”, mas a atração principal era mesmo a “Festa das Bruxas”.

Nesta terra celebram-se os bruxedos e os azares de forma tão divertida que se transformou numa atração turística e que atrai àquela vila transmontana muitas dezenas de milhares de turistas de vários pontos do País e do estrangeiro. Desde a decoração das praças, ruas, habitações, restaurantes etc., tudo são figuras assustadoras. Bruxas, diabos, figuras do além e duendes vão deambulando pelas ruas contrariando o medo do sobrenatural fortemente enraizado nas crenças locais.

A música, o teatro, os efeitos especiais de luz e som, a representação e a personificação do terror criam um ambiente mágico, tendo como figura principal o carismático Padre António Fontes, o “D. Bruxo” e que termina na tradicional “queimada do esconjuro”, um licor feito à base de aguardente, limão e mel e oferecido a todos os presentes. Mas, a animação continua até de madrugada nas ruas, onde a música, animação, o encantamento, é surpreendente. Como não podia deixar de ser, o nosso grupo integrou-se plenamente na festa, deixando o local, com muita pena nossa, depois das 2 horas da madrugada.

Virgília B. da Costa

13 Setembro 2019