Cerimónias para Assinalar o Arranque das Obras de Recuperação e Remodelação da Casa-oficina I Oliveira Ferreira

A tarde deste dia de Sábado fica na memória histórica da nossa Organização. Ela representa, com efeito, o início da concretização dos objetivos de uma luta tenaz com a duração de mais de duas décadas, a luta para se conseguir recuperar e remodelar o emblemático edifício mandado construir, de raiz, pelos irmãos Escultor José e Arquiteto Francisco Oliveira Ferreira para residência e oficina de escultura, ali mesmo na Avenida Vasco da Gama, em Miramar, mesmo junto da estação ferroviária, um imóvel que é hoje propriedade da nossa Associação Cultural.

Largas dezenas de Associados e amigos ali se reuniram a partir das 15 horas e entidades oficiais também para um ato formal de assinatura do contrato de adjudicação à empresa “CERVIMAT” da obra destinada àqueles objetivos (sob projeto do nosso associado Arq. André Lopes Cardoso, aliás já devidamente aprovado e licenciado), avultando as presenças do Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Doutor Eduardo Vítor Rodrigues, da Presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo, do Vice-Presidente da Câmara e ainda doutros Vereadores. No local um jovem grupo de percussão produzia em múltiplos tambores ritmos vários muito bem executados e que animavam o ambiente, que era de festa.

A cerimónia foi simples mas nem por isso menos emotiva. Toda realizada no exterior já que o estado de degradação do edifício não garantia segurança no seu interior, ela começou com a solenidade da formalização do referido contrato que foi seguida por discurso do Presidente da nossa Direção, Eng.º. Salvador de Almeida, que sumariou todas as vicissitudes do processo visando a revitalização da Casa-Oficina e  teve ainda palavras de congratulação, de agradecimento e de absoluta confiança no atingir dos reais objetivos da luta em causa: os de devolver à comunidade gaiense um espaço digno e funcional na Casa-Oficina, para iniciativas de Cultura.

Falaram ainda a Presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo que disse da sua alegria pelo ato que decorria e, finalmente, o Presidente da Câmara que não só historiou a ação camarária da sua gestão, mas também colocou a tónica na promessa de que a recuperação e remodelação desta Casa-Oficina são para ser levadas a cabo até ao fim, tendo em vista a efetiva destinação dela que, de resto, está definida no instrumento de Protocolo ou Acordo de Cooperação subscrito a 18 do passado mês de Fevereiro.

Momento final de especial relevância viria a ser proporcionado pelo Associado Dr. Francisco Macedo que ofereceu à nossa Instituição um quadro contendo uma memória fotográfica com dedicatória e assinatura do Esc. Oliveira Ferreira, peça original.

E foi assim que terminou esta ação, um marco na história de mais de quatro décadas da ASSOCIAÇÃO CULTURAL AMIGOS DE GAIA.

 20 de Julho de 2019

  Artur L. Cardoso