Digressão Cultural em Arganil e Piódão “Rota do Xisto”

O dia veio de temperatura muito agradável o que proporcionou ao grupo de quase quatro dezenas de aderentes uma jornada, se bem que longa, nada fatigante.

Rumámos em confortável autocarro dirigido pela mão segura do Sr. António para o interior da Beira Alta e fizemos um primeiro “alto” na bonita vila de Côja numa aproximação à Serra do Açor. Depois foi um suceder de paisagens extraordinárias de encanto com paragens em locais de quase todos ainda desconhecidos mas reveladores de belezas naturais surpreendentes.

A Fraga da Pena lá admirámos na sua frescura indizível e prosseguimos até divisar Piódão, onde almoçámos, e bem, e, depois, visitámos, designadamente o seu Museu, continuando depois na admiração de Benfeita, Chãs e Foz d’Égua, aqui com paragem obrigatória na confluência das ribeiras de águas cristalinas de Piódão e de Chãs, onde está a piscina natural num cenário belíssimo.

A chegada deu-se no horário previsto e, seguramente, se todos já sabiam que Portugal é um país muito bonito, no final determinaram que o é ainda bem mais do que cada qual supunha.

13.Julho.2019

Artur L. Cardoso