Visita à Póvoa de Lanhoso

Foi uma excelente jornada cultural aquela que efetuamos no mês de maio à Póvoa de Lanhoso, terra conhecida pela arte da filigrana, com um grupo de associados, não muito numeroso, mas muito interessado, simpático e colaborante.

Rodeada por um aprazível e bem conservado património natural e sempre acompanhados por técnicos responsáveis do Turismo, tivemos oportunidade de visitar, em primeiro lugar, na Casa da Botica, a Sala de Interpretação da filigrana, um espaço que nos dá a conhecer o fabrico da filigrana. Seguiu-se o Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso erguido no topo do Monte do Pilar, o maior monólito granítico do país.

Depois de um saboroso e bem servido almoço, seguimos para o Santuário de Nossa Senhora de Porto de Ave e o Museu de Arte Sacra, um espaço privilegiado no interior do santuário, onde se pode observar entre outras obras de arte, a maior e mais importante coleção de ex-votos do País, cuja cronologia começa em meados do século XVIII e termina na última década do século XIX.

E assim regressamos sem pressas e mais ricos culturalmente.

 

Virgília Braga Costa

18 Maio 2019